Consulta, Convênio e Programa pré-operatório



Oi Gente!!
Vamos continuar a nossa prosa?

Agendei e passei em consulta com o tal cirurgião que minha chefe havia indicado (lembram no post abaixo?). Pois bem, ele me explicou todos os tipos de cirurgia bariátrica que existem, fez o cálculo do meu IMC (Índice de Massa Corpórea) e disse-me que eu tinha, sim, indicação para fazer a Cirurgia Bariátrica, porque estava com obesidade mórbida grau III; vejam vocês a que ponto cheguei! E tanto poderia fazer a cirurgia bariátrica particular, como poderia também através do convênio médico. Se optasse por fazer particular, gastaria em torno de R$ 35.000,00, com três diárias de hospital, mas, caso ocorresse alguma complicação e eu precisasse ficar além desses três dias, seriam cobradas as diárias à parte.

Bem, para mim, naquele momento, foi completamente descartada a hipótese de fazer a cirurgia particular, pois eu não podia assumir o risco de não conseguir pagar, caso houvesse algum problema, então partimos para a hipótese do convênio, o meu é da Amil, e claro que o convênio exige algumas burocracias que eu não teria se fosse tudo particular. Primeiro, eu teria que participar de um programa durante um ano; o médico chama de programa pré-operatório, onde passo com três profissionais diferentes, sendo um a cada mês, totalizando quatro consultas com cada um.  As especialidades desses médicos são: Endocrinologia, Nutrição e Psicologia, tendo sido incluído também, no meio do programa, um Preparador Físico, tendo sido feita apenas uma consulta com esse último.

Durante esse período, a Endocrinologista pediu-me vários exames (depois farei um post detalhando esses exames). Terminei esse programa agora em outubro/13; posso dizer para vocês que foi muito importante tê-lo feito, pois hoje estou bem ciente do quanto essa cirurgia é complexa e o quanto vou ter que mudar minha vida em função dela. Talvez, se tivesse feito particular, eu não tivesse essa noção toda que tenho hoje, então, com toda certeza, sofreria bem mais no pós-operatório que hoje, com os conhecimentos que tenho. Claro que um ano é muito tempo! Não acho que precisasse de tanto tempo assim. Por exemplo, na última consulta com a psicóloga, não tínhamos mais assunto, porque eu já sabia de tudo; não havia mais nada a ser explicado. No caso da psicologia, não é uma terapia que a gente faz, nem dá tempo para isso; ela vai apenas explicar o que vai mudar no psicológico da pessoa com o emagrecimento e o que precisará ser mudado em termos de comportamento, então, é só isso.

Fora o programa, também pesquisei muito na internet; assisti a muitos vídeos de depoimentos no Youtube, conversei com bastante gente que fez a cirurgia, mas enfim, vocês conhecem convênio, né? Aliás, fica uma dica aí, se você está pensando em fazer essa cirurgia e quer contratar um convênio, eu não indico a Amil de jeito nenhum; os próprios médicos que fizeram o programa comigo foram unânimes em dizer que a Amil, para liberação da cirurgia, é o pior e mais burocrático de todos os convênios. Disseram-me que, com a Sul América e o Bradesco, por exemplo, em seis meses a pessoa já está operada, além de fazer o programa com menos consultas, e logo é liberada a cirurgia. Se for por convênio, você tem que fazer o programa, não tem jeito, então o ideal é ligar na clínica e perguntar como funciona cada convênio para liberação da cirurgia. Se eu tivesse feito isso, teria ganhado muito tempo e já estaria operada, com certeza, então fica a dica aí para vocês!!

Concluindo, terminei o programa achando que já seria operada em novembro/13, que nada!!
Disseram-me que preciso assistir a mais duas palestras, uma em novembro com a Nutricionista e a Psicóloga, que já assisti, e outra em dezembro, com a Endocrinologista e com o Preparador Físico, e que vou passar com o cirurgião somente em janeiro/14.

Há outra coisa que preciso contar pra vocês..., lembrei, rs!! Não vou fazer a cirurgia com esse cirurgião do começo do post; ocorre que, durante esse tempo que fiz o programa, teve uma palestra no Hospital Vitória, com o Cirurgião dono da clínica onde fiz o programa. Gente, confesso, apaixonei-me por ele (no bom sentido, marido, não fica bravo, rs!!). Tenho que falar, ele é um amor de pessoa! Que ser humano maravilhoso!!! Para quem mora em São Paulo, fica mais uma dica, Dr. José Afonso Sallet, esse é o cara que vai me devolver à vida e eu super o indico para vocês!!

Beijos! Volto logo falando sobre os exames.
Clau Balsabino

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário